Faixas
- exodus
- adam's apple [a.k.a. don't bother me no more]
- ska ba
- freedom sounds
- latin goes ska
- cow and gate
- don't slam the door
- trotting in
- road block
- ska legion
- peanut vendor
- sauvitt (a.k.a. sauvito)
- goldfinger
- junior jive
- a little bit of heaven
- wheel and turn
- jazz walking
- the answer
Tommy McCook foi um saxofonista jamaicano. Membro fundador do The Skatalites, também dirigiu The Supersonics para Duke Reid, e ajudou em muitas sessões para Bunny Lee e com os revolucionários no Channel One Studios em 1970.
McCook nasceu em Havana, Cuba, e se mudou para a Jamaica em 1933. Ele pegou o saxofone tenor com onze anos de idade, quando era aluno da Faculdade Alfa, e eventualmente juntou-se a Orchestra Eric Dean.
Em 1954 partiu para um engajamento em Nassau, Bahamas, depois que ele terminou em Miami, Flórida, e foi lá que ouviu pela primeira vez John Coltrane e apaixonou-se por jazz. McCook voltou à Jamaica no início de 1962, onde foi abordado por alguns produtores locais para fazer algumas gravações. Finalmente, ele concordou em gravar uma sessão de jazz para Clement “Coxson” Dodd, que foi lançado no álbum como “Jazz Jamaica”. Sua primeira gravação ska era uma adaptação de Ernest Gold “Exodus”, gravado em novembro de 1963 com músicos que logo compõem o Skatalites.
Durante os anos 1960 e 1970 McCook gravou com a maioria dos grandes nomes da música reggae da época, trabalhando especialmente com o produtor Bunny Lee e sua banda da casa, The Aggrovators, bem como sendo destaque nas gravações de Yabby You e os Profetas (mais notavelmente em versão estendida mistura e disco), todos ao mesmo tempo tocando e gravando com a variedade dos line ups sob o nome Skatalites.
McCook morreu de pneumonia e insuficiência cardíaca, aos 71 anos, em 5 de Maio de 1998. Jah Bless!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário